Parece tão simples almejar algo.

Dez Centavos
2 min readJun 18, 2024

--

Não sei se tenho ou já tive um sonho. Certos momentos parece ser só etapas obrigatórias da vida: conseguir entrar num curso bom, numa instituição boa e receber um diploma. Outros soam como réplicas publicitárias: Ir em tal parque, conhecer país x, comprar y coisa. E mais alguns são idealizações subjetivas que fazem sentido para determinadas pessoas: constituição familiar, publicar livros, provar comida étnica. Não existe nenhum problema em nenhuma dessas maneiras de tornar sonhos realizáveis, mas a partir do momento em que começo a racionalizar demais me questiono se continua sendo um.

Realizei muitas coisas quando parei de tentar traçar um destino, não cheguei a lugar nenhum, construí um circulo de interesses e me mantenho andando entre arte, comunicação e amigos. Qualquer atividade envolvendo esses aspectos me fazem feliz. Será que eu sou uma pessoa realizada e por isso não vislumbro novos horizontes? Ou todas as nossas vontades são inerentes aos conjuntos em que vivemos? Certa vez meu pai perguntou se eu tinha vontade de conhecer os EUA. Respondi que não, seria legal conhecer, ter a oportunidade, mas não é um desejo, não é um sonho. A vontade está muito mais em participar de construções culturais diferentes, fazer parte de integrações não existentes na minha vida. Gosto de observar arquiteturas e provar comidas, não parece que estou perdendo nada não indo aos EUA.

Quando criança meu sonho era ter um Nintendo, sempre pareceu tão pífio e mundano, algo que só existia na minha cabeça pela falta de recursos para ter um. Então desfiz esse sonho, foi para a caixinha de possibilidades futuras. Muitas das coisas que eu almejava quando criança foram feitas ao longo da vida, sem pressa, sem idealizar as experiencias, sempre aproveitando o momento e vendo até onde poderia ir.

Seguindo minhas próprias falas, meu sonho é ser aposentado, mas velhice chega, o tempo de contribuição também. Provavelmente vou trabalhar até morrer, por isso sonho com o dia em que terei tempo para realizar vontades infantis.

--

--